Dicas para domar potro

Sabemos o quão desafiador e gratificante pode ser domar um potro, e por isso trazemos as dicas do Elton Manuel de Souza, do Time Organnact para te auxiliar nesse processo que pode ser um caminho de descobertas.

 

A 1ª é: não se irrite. Você precisa estar bem com você mesmo e tranquilo para que o processo seja prazeroso para você e para o animal. No início da doma é extremamente comum o potro te desobedecer, não por maldade, mas realmente por não saber ou não entender o que está sendo pedido. Não exija a perfeição nos primeiros dias e aprenda a ficar contente com as evoluções, mesmo que elas ainda não estejam como você quer.

 

A 2ª: preste atenção à linguagem corporal. A doma pode ser exaustiva, então é importante saber quando cessar os trabalhos e ter paciência para recomeçá-lo quantas vezes for necessário. No início é melhor fazer treinos menores com uma frequência maior. Não queira resolver tudo em apenas um dia. Saiba respeitar os limites do animal.

 

E a última é: dê tempo ao tempo. Cada potro reage de uma maneira diferente quando submetido ao novo. Aqui, a persistência é a chave do sucesso.

 

Ah! E é fundamental que o seu cavalo confie em você. Dê motivos a ele.

Compartilhe este artigo nas redes sociais