PN CAMBIASSO – A trajetória de um Freio de Ouro Funcional

No universo da Raça Crioula, o sonho de todo criador e competidor é chegar na etapa final do Freio de Ouro e, por que não, ganhá-la. E essa chance chegou para a Cabanha Positivo com o PN Cambiasso, um cavalo de alto nível competitivo que pode mostrar toda sua desenvoltura neste grande evento em setembro de 2017.

Para aqueles que não estão familiarizados com a raça, o Freio de Ouro é o maior evento que contempla os cavalos da raça Crioulo e ele testa a doma, a resistência, função, morfologia e aptidão vaqueira, atestando e selecionando os melhores da raça. Basicamente, ganhá-lo é consagrar-se como o melhor.

Mas como o PN Cambiasso foi identificado como um animal promissor? Isso é o que o ginete Adriano Comunello, integrante do Time Organnact, conta no documentário “PN Cambiasso – a Trajetória de um Freio de Ouro Funcional”. Assim que montou o Cambiasso primeira vez, Adriano percebeu que ali tinha algo diferente – um temperamento diferenciado e uma habilidade incrível. Segundo ele, o primeiro passo para o sucesso é acreditar no potencial do seu animal – coisa que ele fez desde o início – e acreditar também no seu potencial como treinador e atleta para tirar o melhor do seu cavalo. Esses foram alguns dos fatores determinantes para crescimento do conjunto até chegar na famosa final do Freio de Ouro 2017.

PN Cambiasso campeão Freio de Ouro 2017

Antes de realmente competir nesse evento é necessário passar pela etapa credenciadora e também por uma classificatória.  Cerca de 2.000 cavalos participam e apenas 96 vão para a final. Sendo uma prova que dura quatro dias seguidos, o Freio de Ouro exige – e muito – do ginete e do cavalo.  É uma competição que é uma ferramenta de seleção do Crioulo. Para o Adriano, estar presente nesta final já dava a sensação de dever cumprido.

No dia da final ele percebeu que o Cambiasso tinha acordado de uma forma diferente. Ele acordou para fazer provas e sentiu que o cavalo estava 100% com ele. Numa final de um evento como este, ele conta que se sentiu tranquilo por ter um cavalo que possibilitaria buscar notas mais altas em busca do prêmio. Resultado: PN Cambiasso se sagrou Campeão do Freio de Ouro 2017 e fez uma volta olímpica que emocionou a todos.

Para o seu proprietário, Jonas Souza, o Projeto Cambiasso foi muito bem pensado. Após terem ficado em 4º lugar no Freio de Ouro de 2016, o ano de 2017 foi programado por etapas para tudo correr dentro dos trilhos. Para ele, ser proprietário do melhor cavalo da raça Crioulo o faz se sentir privilegiado. Sendo um dos mais novos a levar este prêmio, ele abre para os amantes da raça quais são os dois fatores mais importantes que desencadearam a vitória. O 1º é o seu cavalo, PN Cambiasso, uma máquina que tem todo o potencial necessário para atingir notas altas senão a máxima. O 2º é o acreditar. Acreditar tanto no animal quanto no ginete, no caso o Adriano, que pediu o cavalo para treinar e dar a ele um novo futuro como campeão. Entre muitos sonhos realizados, ainda restam alguns. Para o Jonas, ver o Cambiasso marcando história com seus filhos, disputas do Freio de Ouro e se tornando um dos maiores pais da raça é o próximo deles.

Conversando com a Personal Horse Faby Mattos que acompanhou todo o processo de construção do Cambiasso, pudemos entender um pouco melhor como a Organnact supriu as necessidades de um cavalo que a princípio ninguém apostava e acabou se tornando o grande Campeão do Freio de Ouro.
Após o Freio de Ouro de 2016, quando a dupla ficou em 4º lugar, o Adriano entrou para o Time Organnact e abriu o seu próprio CT. Ele foi uma aposta da Organnact e foi uma experiência única. Nós confiamos no trabalho dele e ele confiou nos nossos produtos. E com o apoio dos profissionais da Organnact, o cavalo foi sendo treinado e construído conforme as necessidades iam surgindo.

Passando pelo período de descanso, Cambiasso tinha um novo ciclo para percorrer. O Freio de Ouro é uma prova de grande intensidade que tem uma duração extensa e o projeto desenvolvido pelos Personal Horse da Organnact foi todo pensado para que o Cambiasso pudesse correr pelo menos três provas de igual intensidade em apenas um ciclo. Aliado a isso, uma rotina de treinamentos durante o ano. Pouco a pouco ele foi se tornando um atleta incrível.
Voltando para a rotina de treinos, a equipe começou a suplementação com o Hemo Turbo para auxiliar no processo de formação, desenvolvimento e maturação das células que compõem o sangue. O Muscle Horse Turbo, que contém aminoácidos essenciais que melhoram o ganho de peso, aumento de performance e aumentam a energia da célula e auxiliar na reestruturação da fibra muscular.

Embora a Faby Mattos tenha nos contado que durante a suplementação do Campeão do Freio de Ouro tenham usado 7 suplementos da Organnact, isso não quer dizer que tenha uma regra. E é exatamente por isso que devemos ressaltar a importância do Personal Horse. Segundo ela, o plano para a construção do Cambiasso foi totalmente personalizado e pensando minuciosamente, o que significa que em cada etapa deste processo ele recebeu a suplementação ideal para suprir uma necessidade momentânea. Antes da credenciadora foi uma suplementação, antes das classificatórias foi outra e antes do Freio de Ouro também.

Trinta dias antes do grande evento, Cambiasso estava sendo suplementado com três produtos da Organnact: Creatina ATP, que fornece um rápido aporte de energia para auxiliar na contração muscular, o O2 Fitoflu Turbo para auxiliar na manutenção das vias respiratórias e o Glicol Turbo para proporcionar energia e melhora do apetite, desenvolvimento e melhora do estado corporal.

O Cavalo de Freio de Ouro precisa se manter em alta performance durante um período muito prolongado e, por isso, precisa de um trabalho técnico bem pensado para que você consiga atender as necessidades nutricionais do seu animal. E a Fabi Mattos conta que foi impressionante ver a recuperação do Cambiasso pós vitória do evento mais importante da raça Crioulo no domingo. Na segunda-feira ele já estava novo de novo, pronto para correr tamanho o preparo físico.

O PN Cambiasso foi o 1º Freio de Ouro da Organnact, que teve um papel fundamental no desenvolvimento do potencial atlético. Em maio deste ano 2018, ele é convidado e favorito ao Freio de Ouro Internacional e já tem toda uma equipe empenhada em prepará-lo para mais um desafio.

Depoimento do Jonas:
“A Cabanha Positivo sempre foi muito bem assessorada pela equipe da Organnact, em especial pela promotora Faby, que sempre cuidou dos protocolos de suplementação com maestria e levou PN Cambiasso ao seu melhor vigor físico. Esse cuidado foi o que permitiu que ele tivesse ótimos resultados e a chegar no mais alto lugar no pódio ao sagrar-se craque funcional e conquistar o Freio de Ouro 2017”.

Assista ao vídeo e conheça a história completa desse super campeão.

Compartilhe este artigo nas redes sociais